quarta-feira, 13 de julho de 2011

PORTFÓLIO

O portfólio é um sistema de registros muito desenvolvido na área da educação, tendo a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do aluno.
É um registro importante porque faz com que pais e professores acompanhem o desenvolvimento das crianças, visando analisar os conhecimentos adquiridos.
Como instrumento avaliativo no processo de ensino-aprendizagem pode ser um grande aliado dos professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao final de determinada disciplina o professor pode estar utilizando o portfólio com anotações diárias, onde o aluno irá escrever o que aprendeu durante a aula.
O portfólio então torna-se um instrumento onde alunos e professores estarão refletindo sobre a aprendizagem e o ensino. Aquele aluno que não conseguiu escrever o que aprendeu deverá raciocinar sobre o porquê de sua dificuldade. Também é um alerta para os professores que poderão prestar mais atenção naquele aluno.
Portanto, ao realizar o registro, o aluno consegue ter consciência sobre as atividades em que esteve envolvido, suas facilidades e dificuldades durante a assimilação de conhecimentos. E o professor, por sua vez, reflete sobre as atividades desenvolvidas que deram maior resultado e as que ficaram confusas, podendo assim serem melhor enfatizadas.









Como desenvolver um Portifólio



Montando portfólios reflexivos


* Por que eu quero montar um portfólio?

1. Uso pessoal;
2. Uso profissional;
3. Para pesquisar minha prática.


Dicas para montar um bom PORTFÓLIO:


* Seja organizado;
* Crie sua marca = identidade artística (autonomia);
* Seja criativo;
* Registre e reflita sobre suas ações(olhando no seu portfólio pergunte-se sobre sua prática e métodos)


Montagem


1ª página: identidade artística;
2ª página: trajetória pessoal;
3ª página; dados da escola;
4ª página em diante: identifique as classes, séries nas quais você leciona, especifique se o portfólio será de uma ou mais turmas.


Incluindo itens no Portifólio


* Registros escritos do professor e alunos;
* Fotografias das atividades e projetos (momentos mais significativos);
* Desenhos;
* Depoimentos dos colegas;
* Depoimentos dos gestores.


Registro


" O registro da reflexão sobre a prática constitui-se como instrumento indispensável à construção desse sujeito criador, desejante e autor do seu próprio sonho”. (MADALENA FREIRE)

"... registro é história, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada." (ibidem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário